Sylvia Demetresco é autora da Estação das Letras e Cores Editora e por aqui lançou três títulos: Consumo; práticas e narrativas, Tipologia e estética do Visual Merchandising e Guia: Paris confidencial; design, moda e cultura.

De seu último livro, o blog da Estação destacou três endereços imperdíveis e dicas para quem quer visitar a cidade luz ou já tem a sorte de morar por lá.

LOUBOUTIN
Christian Louboutin, sua assinatura? Solados vermelhos! Colabora com os grandes costureiros e sua loja fica na esquina de uma das mais lindas passagens, a Vero-Dodat. Suas clientes? Catherine Deneuve, Cameron Diaz ou Caroline de Mônaco.
19, rue Jean-Jacques Rousseau – 75001 – Metrô: Palais Royal
Horário: Segunda a sábado, das 10h30 às 19h

Christian Louboutin Paris
A loja Louboutin fica na esquina de uma das mais lindas passagens, a Vero-Dodat

DOMINIQUE KIEFFER
Um showroom fantástico, imperdível, cujo ambiente é no tom cinza azulado, com tecidos expostos de modo sofisticado sobre grandes mesas. Os tecidos são ecologicamente corretos, em algodão e linho, com cores texturizadas.
8, rue Hérold – 75001 – Metrô: Palais Royal
Horário: Segunda a quinta, das 10h às 18h; sexta, das 10h às 17h30; sábado, das 10h às 12h e das 14h às 18h

DOMINIQUE KIEFFER Paris
Tecidos ecologicamente corretos, em algodão e linho, com cores texturizadas

GRAND MAGASIN  E  LE BON MARCHÉ
Criado por Aristide de Boucicaut, em 1852,que era um simples vendedor de tecidos na rue du Bac. Em 1869 ele construiu a atual loja, inspirada por Gustave Eiffel, e antes de 1900 se tornou a maior loja de departamentos do mundo com mais de 1.800 funcionários. Foi Boucicaut quem abriu as portas a qualquer pessoa como cliente, inventou a liquidação, o dia do branco, a venda com pequenos benefícios e a alta rotatividade, os preços fixos, o catálogo de vendas para o mundo todo, a entrega em domicílio, o ponto de venda, a encenação nas vitrinas, o livre atendimento e a multiplicação dos produtos. Ele é o mestre do visual merchandising de hoje. Seu lema era que ele levava tudo a qualquer lugar do mundo. No quarteirão ao lado fica a Grande Épicerie, supermercado sofisticado onde estão os melhores produtos da cidade. As duas lojas são interligadas por uma passarela de vidro. Em cima da Grande Epicérie, estão as marcas de moda jovem, em um espaço redondo construído ao redor do restaurante, que vale a pena experimentar.

24, rue de Sèvres – 75007 – Metrô: Sèvres Babylone
Horário: Segunda a sábado, das 9h30 às 21h

Gran Magazin Paris
Com o Gran Magasin,Aristide de Boucicaut inventou a liquidação, a entrega em domicílio, a encenação nas vitrinas. Ele é o mestre do visual merchandising de hoje.