Sylvia Demetrescu é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris. Por 30 anos, foi diretora de visual merchandising na empresa de relógios ROLEX.

Ela fez por volta de 1500 vitrinas durante sua vida profissional e foi a responsável pelo visual merchandising da loja Natura em Paris.

Hoje, além fazer parte do time de autores da Estação das Letras e Cores Editora (Consumo, práticas e narrativas, Paris Confidencial – moda, design e cultura e Tipologia e Estética do Visual Merchandising ), é Professora na Ecole Supérieure de Visual Merchandising, em Vevey, na Suíça; editora da revista internacional INSPIRATION; professora na escola do luxo ISTEC, em Paris, e autora de livros sobre vitrinas.

Ou seja, Sylvia é autoridade quando o assunto é vitrinas e visual merchandising. Para o blog da Estação, ela escreveu um pouco sobre as decorações natalinas das lojas de Paris, lugar pelo qual é apaixonada.

Vitrina da marca Sonia Rykiel
Vitrina da marca Sonia Rykiel

As vitrinas de Natal começam a pipocar, nem todas prontas. Isto é, a Hermes por exemplo ainda não abriu as cortinas e as da Sonia Rykiel estão ainda com ambientação antiga. Mas em compensação, a tradicional Galerie Lafayette mostra contos de fadas de maneira bem originais e fiéis aos seus tempos. Desde a entrada da loja, onde está a carruagem da Cinderela, até os detalhes dos livros gigantes e de personagens divertidos, toda a decoração é muito viva e fascinante.

Não perdewww.galerieslafayette.com

vitrine-Galeria-Lafayette
Galeria Lafayette

Voando de um lado para outro, eis que vejo vitrinas de outono misturadas a vitrinas de natal, que timidamente começam a aparecer por todos os lados. Em Paris, na loja do Bon Marché,  ainda vitrinas da história da loja, com uma exposição de tudo que foi inventado por eles em assunto de venda em varejo.

No museu Quai Branly, uma incrível exposição de cabelos. Todos estão lá: crespos, lisos, pré-históricos e modernos, um caminho pela historia do homem entre guerras e nobreza, um infinito labirinto!

No museu Art Decoratifs a esplêndida exposição de jóias de Van Cleef, o joalheiro francês de sempre. E para quem quer ver moda a exposição do Quai d’Orsay e a da marca Yves Saint Laurent são imperdíeveis.

Portugal, Suíça e Alemanha também estão com vitrinas incríveis, basta ter o pé leve, a malinha pronta, a máquina preparada e estar ligado pra contemplar e registrar tudo.

Galeria Lafayette
Galeria Lafayette