Este texto foi enviado pela leitora Silvana Holzmeister em um concurso que a gente realizou em 2012. Na ocasião, ela ganhou uma coleção da revista dObra[s]. Guardamos o texto até hoje, com muito carinho.

“O título que me mais me encantou, pois penso que o termo correto seja encantar e não emocionar, foi O estranho na moda: a imagem nos anos de 1990. Mais do que emocionar, ele encanta devido a qualidade. A autora escreve de forma didática o que com certeza proporciona uma melhor compreensão do texto pelos estudantes de forma geral.

Além de ser um livro maravilhoso e super bem finalizado, fazendo uso de um papel de qualidade, com uma seleção de imagens que são de tirar o fôlego, sem falar no cuidado que tiveram com a diagramação e com o projeto gráfico. É um livro que vai além da simples leitura, ele pede para ser apreciado, tanto pelo tema que está muito em voga como pelo materialidade do livro em si. Sem falar do momento que aborda, ou seja, a década de 1990, a qual muitos de nós vivenciamos e por meio do texto tivemos a oportunidade de revivenciar através do resgate de lembranças presentes em nosso imaginário. 

Apesar de já ter lido outros livros da editora como:
Corpo e Moda por uma compreensão do contemporâneo e Mixologia comunicação e o consumo da cultura, que de fato também são muito bons, ainda acho que o livro da Silvana foi o que me chamou mais atenção.

Até porque sou uma pessoa muito imagética e a imagem da capa por si só é muito convidativa, assim como todo o livro que se mostra a cada virada de página mais envolvente.

Independente do concurso acho interessante o leitor manifestar sua opinião uma vez que os livros digitais estão ganhando o mercado cada vez mais. Por isso penso que o cuidado com a materialidade, feitio e a finalização do livro impresso tem que ser redobrado.

Penso que a relação com o livro impresso vai além da leitura, e fatores como uma capa interessante, uma boa fonte (que facilite a leitura), uma diagramação adequadada (que visualmente facilite na leitura do livro e possibilite uma dinâmica nessa leitura), um papel de qualidade, bem como uma boa impressão e um bom acabamento são pontos fundamentais para a materialização do livro.

Afinal bons autores, que produzem bons textos, merecem vê-los bem apresentados por meio de bons livros (impressos).

Do mais parabenizo a editora e toda equipe pelas publicações, pelas escolhas dos autores e dos temas abordados, com certeza os estudante de moda, design, arte e áreas afins só tem a ganhar.”