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Janiene Santos, 36, nasceu e cresceu em São Paulo, capital. A autora do livro Sobre Tendências e o Espírito do Tempo estudou Comunicação Social pela Faap e depois passou uma temporada em Milão, onde estudou no Instituto Europeo di Design – IED e trabalhou como designer de joias. Foi nessa época que começou seu interesse pelas tendências.

“Eu coordenava o núcleo de Design de uma indústria de joias e precisava definir os temas das coleções, o que eu fazia sempre com o cuidado de conectar com as principais tendências de moda e joalheria. E foi durante esse período que comecei a me interessar mais pelo assunto do meu livro. Sempre me questionava da onde vinham as tendências e alimentava o sonho de um dia elaborar aqueles trend books maravilhosos aos quais tinha acesso”, conta.

De volta a São Paulo, decidiu fazer pós graduação em Gestão do Design, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e aprofundar seus estudos em comportamento de consumo no mercado de luxo para concluir seu trabalho de conclusão de curso. Nesse meio tempo, o IED, onde tinha estudado na Itália, veio para o Brasil  e então ela foi convidada dar aulas no curso de Design de Joias, do qual é professora e coordenadora até hoje.

“Foi esse episódio que fez brotar em mim a vontade de seguir uma vida acadêmica. Fiz o mestrado na ECA/USP associado ao tema das tendências de comportamento e consumo e da adaptação da minha dissertação de mestrado nasceu esse livro.”

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Hoje, ela continua as pesquisas na área, incluindo as do atual doutorado, também em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Além do trabalho no IED, é pesquisadora do GESC ³ , Grupo de estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo e participa da equipe que realiza as pesquisas do Observatório de Tendências da Ipsos. Por último, mas não menos importante pra ela, a Janiene é professora do curso de especialização latu sensu “Estética e Gestão da Moda”, oferecido pela ECA/USP, e do MBA em Marketing, Consumo e Mídia Online da Trevisan Escola de Negócios.

Para o blog da Estação, a paulistana fala das inspirações e do seu primeiro livro: Sobre Tendências e o Espírito do Tempo – que também marca sua entrada para o time de autores da Editora.

Como surgiu a ideia de escrever o livro?
Durante a realização do meu mestrado, percebi que são poucas as referências bibliográficas no assunto, sobretudo na língua portuguesa. Por isso, resolvi compartilhar parte do resultado das minhas pesquisas em forma de livro.

Pode nos contar sobre o processo de produção dele Quanto tempo levou pra escrever? Eu precisei adequar a dissertação do mestrado para um texto menos acadêmico e mais agradável para a leitura, e esse processo, entre idas e vindas com a editora, demorou quase um ano, porque foi um projeto feito sem pressa mesmo.

Quais suas principais referências para escrevê-lo?  “Observatório de Sinais” de Dario Caldas, que é uma referência no assunto na minha opinião e “Anatomy of a Trend” de Henrik Vejlgaard.

Pra quem é o livro? Qual é seu público alvo?  O livro é para interessados no assunto e estudantes de design, moda, marketing e comunicação.

“Entendi a importância de se compartilhar o conhecimento, não como uma verdade, mas como um objeto em constante aperfeiçoamento.”

Quem te inspirou a escrever a obra? Meus professores da USP, onde eu entendi a importância de se compartilhar o conhecimento, não como uma verdade, mas como um objeto em constante aperfeiçoamento.

É seu primeiro livro, certo? Sim, é o primeiro e espero ter assunto e disposição para escrever outros.

 

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