Há pelo menos sete anos que o Colóquio de Moda abriu espaço para lançamento e apresentação de livros onde seus autores podem contar um pouco de suas pesquisas e autografar ao público interessado e amigos que frequentam o evento.

O 13º Colóquio de Moda aconteceu na primeira quinzena do mês de outubro na Universidade Estadual Paulista – UNESP, na cidade de Bauru, em São Paulo.

Para a Estação das Cores e Letras Editora trata-se de uma importante ocasião de difusão e contato com o seu principal público. “Levamos para o Colóquio de Moda todos os nossos lançamentos realizados durante o ano bem como todo nosso catálogo de livros de Moda, Comunicação, Design e Tendências oferecendo descontos e preços promocionais para alguns títulos”, declarou Kathia Castilho, diretora editorial. “A nossa editora entende o congresso como um momento excepcional para lançamentos de livros. É um espaço de visibilidade para os novos autores e também um momento de aproximação com os nossos leitores”.

Nesta edição o Colóquio de Moda reuniu mais de 1000 profissionais, pesquisadores, professores, alunos, mestres e gestores de instituições e do mercado de moda e design. 

Auditorio Coloquio de Moda Unesp Bauru
O 13º Congresso Científico Colóquio de Moda agrega sua 10ª edição internacional, o 12º Fórum das Escolas de Moda Dorotéia Baduy Pires e o evento paralelo o 4º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. Veja reportagem TV Unesp

O congresso é um espaço para troca de informações entre instituições de ensino, pesquisadores, professores, alunos de nível técnico, graduados, pós-graduados – mestres profissionais e acadêmicos, e doutorandos – do Brasil e outros países. Além da extensa programação acadêmica científica, esta edição inovou com uma programação cultural paralela como a mostra Joalheria Contemporânea Brasileira – Expressão Plural, com curadoria de Miriam Mirna Korolkovas e Mônica Moura, exposição de fotografias “Imagem de Moda: Vitrina e Cotidiano”, da Renata Pitombo, mostra da coleção de Fernanda Yamamoto apresentada na 44ª edição do SPFW, desfile de Moda Inclusiva do estilista João Pimenta, entre outras.

Conheça os autores, pesquisadores que participam do congresso internacional e lançaram títulos pela Estação das Letras e Cores Editora

Autores da Editora Estação das Letras e Cores no Colóquio de Moda
Grupo de autores que lançaram livros no 13º Colóquio de Moda. Ana Mery de Carly, Fausto Viana, Astrid Façanha, Ana Claudia Mei Alves de Oliveira, Ana Paula Celso de Miranda, Ana Laura Marchi Berg, Maria Celeste Sanches, Maria Claudia Bonadio e e Mara Rubia Sant’Anna.

Entre os autores da Estação que lançaram novos títulos está Maria Celeste Sanches que fez o lançamento oficial de seu livro nesta data. Teti, como é conhecida, hoje reside na Espanha e aproveitou a ocasião e o convite como palestrante do Fórum das Escolas de Moda (que acontece juntamente ao Colóquio) para agendar o lançamento do Moda e Projeto – Estratégias Metodológicas em Design. O livro discute e propõe uma metodologia de desenvolvimento criativo de produto e o trabalho colaborativo e teve discussões e checagem de processos e pesquisas realizadas no Brasil e na Espanha. A autora tem hoje uma página Moda e Projeto no facebook onde acompanhará o desenvolvimento e uso da metodologia além de discutir ali, com os leitores, seus estudos.

Ana Claudia Mei Alves de Oliveira participa efetivamente do Colóquio de Moda desde sua primeira edição e coordena o Grupo de Trabalho: Comunicação, Corpo e Moda. Ela lançou o livro São Paulo e Roma – práticas de vida e sentido que organizou como um dos resultados de uma complexa pesquisa temática desenvolvida por pesquisadores do Centro de Pesquisas Sociossemiótico – CPS em parceria com a Universidade Sapienza de Roma. Alguns dos textos discutem o comércio de moda de rua na cidade de São Paulo, comercialização em shoppings centers, cultura, corpos na integração cidade, gestualidade e moda. Todos os textos de pesquisadores brasileiros ou italianos possuem orientação teórica da sócio e etno semiótica.

A pesquisadora de História de Moda no Brasil, Mara Rubia Sant’Anna lançou Sociabilidades Coloniais – entre o ver e o ser visto. Trata-se de um primeiro livro de uma pequena série que apresenta a história social da moda brasileira. A professora já tem outros dois importantes livros publicados pela Estação: Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo e Elegância, beleza e poder na sociedade de moda dos anos 50 e 60.

Ana Paula Celso de Miranda lançou a segunda edição de Consumo de Moda – a relação pessoa-objeto. O livro foi totalmente revisto e ganhou também capítulo inédito sobre a moda masculina e prefácio de Ronaldo Fraga. É do estilista também as ilustrações da capa das aberturas para cada capítulo.

Alguns de nossos autores que também estiveram presentes no Colóquio de Moda

* Angelica Adverse é autora do livro Moda: moderna medida do tempo – o futurismo italiano e a estética do efêmero
** Isabela Italiano é autora do livro Para vestir a cena contemporânea: moldes e moda no Brasil do século XIX 

Em 2018 estaremos no 14º Colóquio de Moda no Paraná

O próximo Colóquio de Moda acontecerá em Curitiba na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR de 02 a 06 de setembro de 2018. A Estação das Letras e Cores Editora certamente estará lá com novas promoções e lançamentos. Aproveitamos para parabenizar a diretoria da organização presidida pela Profa. Mônica Moura da UNESP, do Colóquio de Moda, presidida pela Profa. Cyntia Tavares, da presidência do Fórum das Escolas de Moda; Profa. Maria de Fátima Mattos e do Congresso de Iniciação Científica, presidido pelo Prof. Marcelo Martins.